Psicóloga Mariane Lemos Carara

Psicóloga Mariane Lemos Carara (CRP: 12/13078)
Formada em psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina de Tubarão.
Atua como psicóloga clínica na região de Florianópolis. Fundamenta seu trabalho pelos princípios do Psicodrama. Trabalha com terapia individual voltada para crianças, adolescentes, adultos e casal.
Especialista e Pós graduada em Psicodrama pela Viver Psicologia: Psicodrama
Pós graduada em Educação e Direitos humanos pela Unisul. Cursando Pós Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Censupeg.
O que é Psicoterapia
A psicoterapia é um tratamento realizado pelo Psicólogo para pessoas de todas as idades, crenças e culturas. Pessoas que queiram resolver conflitos que interferem no seu dia a dia e que impedem a realização de seus objetivos, sonhos e desejos, com a finalidade de superar dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas.
É uma prática de escuta terapêutica que tem como objetivo principal diminuir o sofrimento psíquico, mas também pode servir para que alguém se conheça melhor e dessa forma consiga mudar seu modo de agir, melhorar sua compreensão do mundo e das pessoas.
Qualquer questão pode ser abordada dentro do espaço terapêutico. Desde questões existenciais como: quem sou, por que sou assim.
Até questões de relacionamentos familiares e de trabalho. No caso das crianças trabalha-se o modo como elas lidam com o mundo ao seu redor, que geralmente está restrito ao âmbito familiar e escolar.
O objetivo principal da psicoterapia é o de falar a respeito daquilo que nos faz sofrer.
Ao procurar um psicoterapeuta saiba que ele servirá para você como um guia pelos caminhos tortuosos da vida. A função do terapeuta é ajudá-lo a adquirir conhecimento sobre si mesmo, para você conseguir enfrentar os problemas do cotidiano com mais segurança e clareza.
Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.
Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em público, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.
Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.
